quinta-feira, 18 de outubro de 2018


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CEDU
CURSO DE PEDAGOGIA


RELATO DAS SESSÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR1


Disciplina: Estágio Supervisionado em Gestão Escolar 1
Docente: Elisangela Mercado
Discente:Maria Madalena Teixeira Barroso
       
      Aqui neste espaço, compartilho através do meu relato, as experiências vivenciadas durante o semestre/2018.1 nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar 1 e PI 5; da turma 2015.2; 5º período Matutino do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas ( UFAL).
       A proposta demonstrada no meu estágio é a de acompanhar o processo de gestão escolar e/ou não-escolar, como componente curricular do nosso curso de Pedagogia, atividades que  estão articuladas com a disciplina de Projetos Integradores 5. Acredito que nesses momentos as reflexões se voltam para entender o que significa um processo de estágio no curso de Pedagogia, que seria uma forma de até então, integrar toda a teoria aprendida no decorrer do curso aos processos e ações nas práticas educativas e pedagógicas, mediante isso, considero que, representa trabalhar a  teoria aliada á prática.
       Em meu primeiro encontro no CEDU, durante o mês de Julho de 2018 com a disciplina e com as professoras orientadoras, Elione Martins e Elisângela Mercado, pude ter as minhas primeiras aproximações com o objetivo, a forma de se trabalhar e as dificuldades da disciplina inseridas no contexto da Gestão escolar, também tive, a oportunidade de  me socializar com a equipe que iria realizar as atividade de elaboração do Projeto,  através da  criação do nosso blog que iria registrar e  de certa forma nortear todas as nossas atividades e vivências durante o processo de estágio. Sendo assim nossa primeira atividade foi a apresentação individual de cada componente da equipe no blog como, por exemplo: fotos a apresentação do perfil de cada um.
      O nosso grupo foi formado ao todo comigo, por 4 componentes, que de início, iriam realizar o estágio em uma instituição escolar formal da rede de ensino pública dentro do processo de  acompanhamento e vivência educacional da organização de uma gestão escolar. Mas devido as dificuldades de se encontrar uma escola que se comprometesse a disponibilizar um espaço para o nosso estágio, e também por motivos de inviabilidade técnica por conta da maioria das instituições escolares estarem com suas atividades paralisadas, principalmente nas redes municipais de ensino, a professora nos orientou por exercer as atividades referente ao Estágio em uma Instituição não-escolar, a PROGRAD .( Pró-Reitoria de Graduação).
     Realizamos durante o mês de Julho e agosto de 2018, atividades e estudos dos referenciais teóricos que embasariam nossas pesquisas e futuros projetos. Foram postados no blog da equipe, mapas conceituais referentes aos estudos do: “Estágio e Docência: diferentes concepções” e linhas do tempo que se referem ao livro: “estágio na licenciatura em pedagogia: Gestão Educacional.”
 Fonte: PRADO, Edna. Estágio na licenciatura em pedagogia: gestão educacional / Edna Prado. - Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió-AL: Edufal, 2012.- (Séries Estágios- Coordenação: Mercedes Carvalho e Edna Prado). Fonte: PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíses- Volume 03, 2005/2006.
       No mês de agosto de 2018, foi dado inicio as minhas atividades de campo. Infelizmente, por motivo de força maior, não pude estar no primeiro contato com a PROGRAD, que representou a visitação, a caracterização e o reconhecimento de todos os seus setores, bem como, a apresentação e socialização com a Pró-Reitora de Graduação, as responsáveis pelas equipes gestoras e suas informações, ao mesmo tempo, ressalvo que, por orientação da disciplina consegui pagar essa falta com atividades afins estipuladas pela professora e elaboradas pela nossa equipe.
       O próximo encontro serviria para darmos início ao projeto de intervenção com a elaboração do relatório de caracterização do órgão e com as devidas orientações da professora que definiria os passos e roteiro do nosso trabalho como, por exemplo: o Tema, o público alvo, a duração, as ações.          Nossa tarefa era dar continuidade e aprimorar o projeto iniciado pela equipe do semestre passado. O tema, título do novo projeto  se intitularia “Politica de Formação da PROGRAD.” O próximo passo seria a segunda visita pela equipe ao órgão da PROGRAD, para começarmos a dar andamento as nossas atividades que especificamente realizaria a intervenção pedagógica dentro do Programa Institucional de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior, (PROFORD).
      Em nosso primeiro contato, fomos recebidos pela pedagoga Responsável pelo curso de formação, que faz parte da PROGRAD e pelo seu estagiário de comunicação. Através de questionamentos e entrevista, conseguimos mais esclarecimentos sobre a caracterização do setor e a forma como são direcionados e distribuídas as funções aos  funcionários da PROFORD, podendo com isso obter mais informações  importantes que nos ajudariam em nosso projeto de intervenção  e que teria o objetivo de coletar dados e desenvolver questionários, cartilhas e folder através do instrumento de pesquisa no campo da formação continuada e especialização dos professores  que se matriculam nos cursos de aperfeiçoamento da Universidade Federal de Alagoas, bem como, na divulgação desses mesmos cursos que são ofertados pelo órgão.
      Nesse meio tempo realizamos o mapeamento das informações e começamos a dar andamento á coleta de dados para a realização dos questionários, que iriam ser enviados via e-mails e a elaboração da cartilha de divulgação dos cursos de formação, bem como os folders, no intuito de realizar o mapeamento das inscrições, evasões e permanência  dos matriculados nos cursos ofertados pela PROFORD. A partir desta fase, não foi possível dar continuidade ao nosso projeto, pois não conseguiríamos finalizar o trabalho sem as devidas orientações do responsável pelo setor que se encontrava de licença médica. Esse momento foi considerado por mim, um momento difícil, pois sei que tanto para mim, quanto para a minha equipe, surgia a necessidade de colher mais informações e adquirir maiores e melhores conhecimentos. Mas conseguimos nos unir com a vontade de trocar e compartilhar as nossas ideias a todo o tempo. Foi então sugerido pela professora que passássemos a compor a outra equipe da nossa turma, a qual estava trabalhando com o projeto de estágio na PROGRAD “A avaliação a partir do ponto de vista dos estagiários do campo A. C  Simões e a contribuição do estágio não obrigatório para o processo de formação e garantia de direitos.” 
      A partir da integração com o novo grupo, surgiram algumas inquietações por minha parte, pois me preocupava o fato de como, eu iria me colocar nesse novo projeto que já estava bem encaminhado, até então tinha dúvidas qual seria a minha participação e colaboração, visto que se tratava de uma situação atípica. Mesmo com essas inquietações, fomos bem recebidos pela nova equipe e foi possível conhecer as atividades referentes ao projeto de intervenção, que estava em processo de andamento que seriam: coleta de dados e aplicação de questionários, preenchimento de teias de informações sobre os supervisores e seus estagiários e envio de questionários para e-mail.
      Durante o mês de setembro, eu e os outros componentes da equipe conseguimos realizar algumas atividades como, coletar dados através de visitas e entrevistas a supervisores responsáveis pelos estagiários da PROGRAD. Alguns setores se encontravam fechados e nem todos tinham estagiários, bem como, em outros, não conseguíamos encontrar o supervisor e isso dificultava um pouco a realização e andamento das nossas tarefas.
      Chegando a reta final, em meados do mês de outubro, tive a oportunidade juntamente com a turma e a professora, de socializar os nossos trabalhos de campo, bem como avaliar os resultados dos nossos projetos e expor os nossos registros inseridos no blog da equipe, como por exemplo, as fotos de todos os nossos encontros. Sendo assim destaco ainda, neste relato a importância das disciplinas Estágio supervisionado em Gestão 1 e PI 5 para a minha formação acadêmica como futura profissional da educação no campo da docência. Penso que todo o aprendizado se faz necessário em qualquer momento de nossas vidas, mesmo que as barreiras e as dificuldades nos ponham á prova o tempo todo. Sempre estamos aptos a conhecer e aprender conteúdos novos, transmitindo-os assim para novas gerações.
     Estagiar no Órgão do PROGRAD representou para mim um novo aprendizado e apreensão de diversos conhecimentos no campo da Gestão e administração dos processos educativos e serviu também para acrescentar em minhas reflexões a importância do trabalho em equipe. Considero que, sem a participação e colaboração coletiva nos processos educativos e organizacionais, dentro de qualquer que seja a instituição escolar ou não escolar, tendem a não dar continuidade, ao mesmo tempo em que, podem mediante as dificuldades favorecer a maior união de todos aqueles envolvidos em um objetivo. Essa lição certamente irá ser levada por mim como, legado para o resto da minha futura formação docente.
     Por fim quero dedicar os meus agradecimentos em primeiro lugar a Deus e a minha família pela força que me dão a cada dia que acordo para seguir em frente. Em segundo lugar, para a equipe do nosso projeto inicial, Almir José da Silva, Manoa Pereira e Silmara Oliveira, pois, sem eles, eu não conseguiria dar continuidade aos nossos trabalhos. Em terceiro lugar a nossa professora, Elisangela Mercado e sua monitora Sirlane Lopes, que apesar do Calendário curto, compromissos profissionais e o pouco tempo, conseguiram dar o suporte suficiente para o desenvolvimento e elaboração de nossos projetos e por fim a nova equipe de Estágio que nos acolheu, para concluirmos os projetos e a  nossa disciplina.

      Finalizamos nossa disciplina recheados de aprendizados e experiências novas. Com certeza irá servir para nos fortificar e  continuarmos o caminho, que considero super difícil, dentro do contexto social, político e econômico que nosso país vive na contemporaneidade e que nossa sociedade está vivendo. Trabalhar com a profissão de  professor exige realmente muito amor e muita força de vontade para continuar a batalha. Parabéns a todos os nossos professores e para mim que tenho a pretensão de me tornar uma professora no futuro, por isso, termino aqui meu relato com um  até breve se Deus quiser!





Maria Madalena Teixeira Barroso
Graduanda do 5º período de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas


                                                                                                                      













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