UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CEDU
CURSO DE PEDAGOGIA
RELATO DAS SESSÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR1
Disciplina: Estágio Supervisionado em Gestão Escolar 1
Docente: Elisangela Mercado
Discente:Maria Madalena Teixeira Barroso
Aqui neste espaço, compartilho através do meu relato, as experiências vivenciadas durante o semestre/2018.1 nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar 1 e PI 5; da turma 2015.2; 5º período Matutino do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas ( UFAL).
A proposta demonstrada no meu
estágio é a de acompanhar o processo de gestão escolar e/ou não-escolar, como
componente curricular do nosso curso de Pedagogia, atividades que estão articuladas com a disciplina de
Projetos Integradores 5. Acredito que nesses momentos as reflexões se voltam
para entender o que significa um processo de estágio no curso de Pedagogia, que
seria uma forma de até então, integrar toda a teoria aprendida no decorrer do
curso aos processos e ações nas práticas educativas e pedagógicas, mediante
isso, considero que, representa trabalhar a
teoria aliada á prática.
Em meu primeiro encontro no CEDU, durante o mês de Julho de 2018 com a disciplina e com as professoras
orientadoras, Elione Martins e Elisângela Mercado, pude ter as minhas primeiras
aproximações com o objetivo, a forma de se trabalhar e as dificuldades da
disciplina inseridas no contexto da Gestão escolar, também tive, a oportunidade
de me socializar com a equipe que iria
realizar as atividade de elaboração do Projeto,
através da criação do nosso blog
que iria registrar e de certa forma
nortear todas as nossas atividades e vivências durante o processo de estágio. Sendo
assim nossa primeira atividade foi a apresentação individual de cada componente
da equipe no blog como, por exemplo: fotos a apresentação do perfil de cada um.
O nosso grupo foi formado ao todo comigo, por 4 componentes, que de
início, iriam realizar o estágio em uma instituição escolar formal da rede de
ensino pública dentro do processo de
acompanhamento e vivência educacional da organização de uma gestão
escolar. Mas devido as dificuldades de se encontrar uma escola que se
comprometesse a disponibilizar um espaço para o nosso estágio, e também por
motivos de inviabilidade técnica por conta da maioria das instituições
escolares estarem com suas atividades paralisadas, principalmente nas redes
municipais de ensino, a professora nos orientou por exercer as atividades
referente ao Estágio em uma Instituição não-escolar, a PROGRAD .( Pró-Reitoria
de Graduação).
Realizamos durante o mês de Julho
e agosto de 2018, atividades e estudos dos referenciais teóricos que embasariam
nossas pesquisas e futuros projetos. Foram postados no blog da equipe, mapas
conceituais referentes aos estudos do: “Estágio e Docência: diferentes
concepções” e linhas do tempo que se referem ao livro: “estágio na licenciatura
em pedagogia: Gestão Educacional.”
Fonte: PRADO, Edna. Estágio na
licenciatura em pedagogia: gestão educacional / Edna Prado. - Petrópolis, RJ:
Vozes; Maceió-AL: Edufal, 2012.- (Séries Estágios- Coordenação: Mercedes
Carvalho e Edna Prado). Fonte: PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro
Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíses- Volume 03,
2005/2006.
No mês
de agosto de 2018, foi dado inicio as minhas atividades de campo. Infelizmente,
por motivo de força maior, não pude estar no primeiro contato com a PROGRAD,
que representou a visitação, a caracterização e o reconhecimento de todos os
seus setores, bem como, a apresentação e socialização com a Pró-Reitora de
Graduação, as responsáveis pelas equipes gestoras e suas informações, ao mesmo
tempo, ressalvo que, por orientação da disciplina consegui pagar essa falta com
atividades afins estipuladas pela professora e elaboradas pela nossa equipe.
O próximo encontro serviria para darmos
início ao projeto de intervenção com a elaboração do relatório de
caracterização do órgão e com as devidas orientações da professora que definiria
os passos e roteiro do nosso trabalho como, por exemplo: o Tema, o público
alvo, a duração, as ações. Nossa tarefa era dar continuidade e aprimorar o
projeto iniciado pela equipe do semestre passado. O tema, título do novo projeto se intitularia “Politica de Formação da PROGRAD.” O próximo passo seria a
segunda visita pela equipe ao órgão da PROGRAD, para começarmos a dar andamento
as nossas atividades que especificamente realizaria a intervenção pedagógica
dentro do Programa Institucional de Formação Continuada em Docência do Ensino
Superior, (PROFORD).
Em nosso primeiro contato, fomos recebidos
pela pedagoga Responsável pelo curso de formação, que faz parte da PROGRAD e
pelo seu estagiário de comunicação. Através de questionamentos e entrevista,
conseguimos mais esclarecimentos sobre a caracterização do setor e a forma como
são direcionados e distribuídas as funções aos funcionários da PROFORD, podendo com isso
obter mais informações importantes que
nos ajudariam em nosso projeto de intervenção e que teria o objetivo de coletar dados e desenvolver
questionários, cartilhas e folder através do instrumento de pesquisa no campo
da formação continuada e especialização dos professores que se matriculam nos cursos de
aperfeiçoamento da Universidade Federal de Alagoas, bem como, na divulgação
desses mesmos cursos que são ofertados pelo órgão.
Nesse meio tempo realizamos o mapeamento das
informações e começamos a dar andamento á coleta de dados para a realização dos
questionários, que iriam ser enviados via e-mails e a elaboração da cartilha de
divulgação dos cursos de formação, bem como os folders, no intuito de realizar o mapeamento das inscrições, evasões e permanência dos matriculados nos cursos ofertados pela PROFORD. A partir desta fase,
não foi possível dar continuidade ao nosso projeto, pois não conseguiríamos
finalizar o trabalho sem as devidas orientações do responsável pelo setor que
se encontrava de licença médica. Esse momento foi considerado por mim, um
momento difícil, pois sei que tanto para mim, quanto para a minha equipe,
surgia a necessidade de colher mais informações e adquirir maiores e melhores
conhecimentos. Mas conseguimos nos unir com a vontade de trocar e compartilhar
as nossas ideias a todo o tempo. Foi então sugerido pela professora que
passássemos a compor a outra equipe da nossa turma, a qual estava trabalhando
com o projeto de estágio na PROGRAD “A avaliação a partir do ponto de vista dos
estagiários do campo A. C Simões e a
contribuição do estágio não obrigatório para o processo de formação e garantia
de direitos.”
A partir da integração com o novo grupo, surgiram algumas inquietações por minha parte, pois me preocupava o fato de como, eu iria me colocar nesse novo projeto que já estava bem encaminhado, até então tinha dúvidas qual seria a minha participação e colaboração, visto que se tratava de uma situação atípica. Mesmo com essas inquietações, fomos bem recebidos pela nova equipe e foi possível conhecer as atividades referentes ao projeto de intervenção, que estava em processo de andamento que seriam: coleta de dados e aplicação de questionários, preenchimento de teias de informações sobre os supervisores e seus estagiários e envio de questionários para e-mail.
A partir da integração com o novo grupo, surgiram algumas inquietações por minha parte, pois me preocupava o fato de como, eu iria me colocar nesse novo projeto que já estava bem encaminhado, até então tinha dúvidas qual seria a minha participação e colaboração, visto que se tratava de uma situação atípica. Mesmo com essas inquietações, fomos bem recebidos pela nova equipe e foi possível conhecer as atividades referentes ao projeto de intervenção, que estava em processo de andamento que seriam: coleta de dados e aplicação de questionários, preenchimento de teias de informações sobre os supervisores e seus estagiários e envio de questionários para e-mail.
Durante o mês de setembro, eu e os outros componentes
da equipe conseguimos realizar algumas atividades como, coletar dados através
de visitas e entrevistas a supervisores responsáveis pelos estagiários da
PROGRAD. Alguns setores se encontravam fechados e nem todos tinham estagiários,
bem como, em outros, não conseguíamos encontrar o supervisor e isso dificultava
um pouco a realização e andamento das nossas tarefas.
Chegando a reta final, em meados do mês de
outubro, tive a oportunidade juntamente com a turma e a professora, de
socializar os nossos trabalhos de campo, bem como avaliar os resultados dos
nossos projetos e expor os nossos registros inseridos no blog da equipe, como
por exemplo, as fotos de todos os nossos encontros. Sendo assim destaco ainda,
neste relato a importância das disciplinas Estágio supervisionado em Gestão 1 e
PI 5 para a minha formação acadêmica como futura profissional da educação no
campo da docência. Penso que todo o aprendizado se faz necessário em qualquer
momento de nossas vidas, mesmo que as barreiras e as dificuldades nos ponham á
prova o tempo todo. Sempre estamos aptos a conhecer e aprender conteúdos novos, transmitindo-os assim para novas gerações.
Estagiar no Órgão do PROGRAD representou para
mim um novo aprendizado e apreensão de diversos conhecimentos no campo da
Gestão e administração dos processos educativos e serviu também para
acrescentar em minhas reflexões a importância do trabalho em equipe. Considero
que, sem a participação e colaboração coletiva nos processos educativos e
organizacionais, dentro de qualquer que seja a instituição escolar ou não
escolar, tendem a não dar continuidade, ao mesmo tempo em que, podem mediante
as dificuldades favorecer a maior união de todos aqueles envolvidos em um
objetivo. Essa lição certamente irá ser levada por mim como, legado para o resto
da minha futura formação docente.
Por fim quero dedicar os meus agradecimentos
em primeiro lugar a Deus e a minha família pela força que me dão a cada dia que
acordo para seguir em frente. Em segundo lugar, para a equipe do nosso projeto
inicial, Almir José da Silva, Manoa Pereira e Silmara Oliveira, pois, sem eles,
eu não conseguiria dar continuidade aos nossos trabalhos. Em terceiro lugar a
nossa professora, Elisangela Mercado e sua monitora Sirlane Lopes, que apesar do
Calendário curto, compromissos profissionais e o pouco tempo, conseguiram dar o
suporte suficiente para o desenvolvimento e elaboração de nossos projetos e por
fim a nova equipe de Estágio que nos acolheu, para concluirmos os projetos e a nossa disciplina.
Finalizamos nossa disciplina recheados de aprendizados e experiências novas. Com certeza irá servir para nos fortificar e continuarmos o caminho, que considero super difícil, dentro do contexto social, político e econômico que nosso país vive na contemporaneidade e que nossa sociedade está vivendo. Trabalhar com a profissão de professor exige realmente muito amor e muita força de vontade para continuar a batalha. Parabéns a todos os nossos professores e para mim que tenho a pretensão de me tornar uma professora no futuro, por isso, termino aqui meu relato com um até breve se Deus quiser!
Maria Madalena Teixeira Barroso
Graduanda do 5º período de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas
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