quarta-feira, 17 de outubro de 2018

RELATOS DAS SESSÕES DE ESTÁGIOS





UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CEDU – CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA














RELATOS
DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - GESTÃO 



















                                                                               Maceió
  2018




JOSÉ ALMIR DA SILVA









RELATOS
DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - GESTÃO 





Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Pedagogia da UFAL -Universidade Federal de Alagoas, para a disciplina Estágio Supervisionado Gestão I.
                 Prof.ª Drª Elisângela Mercado


















             Maceió   
            2018












Relatos de sessões:

1ª sessão: Primeira vista a PROGRAD – Caracterização da Instituição.
Dia: Quinta-feira 02/08/2018
Horário: 08h00min às 11h00min.

As 08h30min. nos direcionamos para reitoria da Universidade Federal de Alagoas –UFAL, onde junto com a professora Elisângela Mercado e a sua monitora Sirlani Lopes fomos direcionados ao setor Prograd. Logo fomos encaminhados para uma sala do setor onde podemos conversar com a coordenadora da Prograd e uma das estagiárias presente naquele momento. Lá aplicamos o questionário proposto na programação nos passadas pela professora.
As 09h00min. nos deslocamos para as partes internas da instituição para colhimento de dados e informações da mesma através fotos e gravações de vídeos, onde podemos colher bastantes material para compor nosso trabalho de caracterização da instituição como por exemplo as fotos abaixo:
         As 10h00min. deixamos a reitoria e nos encaminhamos ao CEDU- Cento de Educação para iniciamos o trabalho escrito, ou seja, transcrever nossa caracterização da instituição com as informações colhidas em campo.
            As 11h00min. terminamos o processo fomos para casa.
Comentários:
Durante o início dessa sessão fiquei muito apreensivo com o que poderia acontecer. Isso deu-se por ser um momento novo para mim e também pelos obstáculos ocorridos no decorrer no percurso, com eventos e greves nas escolas onde impossibilitou o início imediato do estágio. Gerando em me uma ansiedade e medo, que logo foi se desfazendo ao decorrer do processo.

2ª sessão: Orientações e Definições do Projeto de Intervenção.

Dia: Quinta-feira 09/08/2018
Horário: 08h00min às 11h00min.

            As 08h00min. nos encontramos com a professora Elisângela Mercado e a monitora Sirlani Lopes para compreendemos o que iriamos fazer no projeto de intervenção junto a Prograd. Logo a professora nos mostrou uns slides com o passo a passo de como fazer um projeto de intervenção, nos orientando e definindo junto conosco estagiários (Almir, Madalena, Manoa e Silmara) o tema, o público alvo, a duração e as ações.
            As 09h00min. fez o mesmo com a segunda equipe que tinha um trabalho diferente, mas que precisava ter as mesmas orientações e definições. Depois de dadas as informações e orientações pela professora a mesma marcou para o dia 16 de agosto para colhemos mais informações com a pedagoga da Prograd que nos informará o que fazer.
             As 10h30min. com a liberação da professora nos reunimos no pátio de CEDU para combinamos com seria divido o processo de formulação do nosso projeto de intervenção, ou seja, montamos um esqueleto para facilitar nossa formulação do trabalho aguardando apenas ter o contato com a pedagoga responsável a nos passar as informações do iriamos fazer.
Comentários:
            No processo de formulação do projeto de intervenção tive muitas dificuldades pois ainda estava em fase de assimilação desse processo e que por isso ocasionou essas dificuldades. Mas com ajudo das minhas colegas fui me inteirando e conseguindo desenvolver o meu trabalho.





 3ª sessão: Segunda visita a Prograd para conversamos com a pedagoga do setor.
Dia: Quinta-feira 23/08/2018
Horário: 08h00min às 11h00min.

As 08h30min. nos encontramos na Prograd e fomos recebidos pela pedagoga Vera Lúcia responsável pela Proford- Programa de Formação Continuada de professores de Graduação no âmbito da Prograd. Também esteva conosco o Júnior responsável pelo trabalho de designer gráfico que se prontificou em nos ajudar na formulação da cartilha e o Folder.
As 09h00min. tivemos uma conversa bastante agradável e colhemos informações importantíssimas. Durante essa conversa pedimos a autorização para gravar a entrevista que foi permitido pela pedagoga vera que também nos liberou de utilizar as fotos e a mesma falou que nossa foto seria postada nas redes sociais do Proford. No decorrer da entrevista foi mostrado a antiga cartilha elaborada por alunos anteriores daqui da UFAL e o questionário também elaborado por eles o nosso desafio é aperfeiçoar esses dois produtos e criar um folder para divulgação nos cursos de formação continuada.
As 10h00min. voltamos para o CEDU- Centro de Educação e lá nos reunimos para organizar as informações colhidas para colocar em prática o projeto de intervenção. Ficando cada estagiário responsável por um produto. Abaixo algumas imagens do nosso encontro:

Comentários:
            Nessa sessão fiquei muito entusiasmado com projeto de intervenção e produtos proposto. Pois fui bem recepcionado pelos presentes na Prograd e na entrevista com a pedagoga tive a certeza que tudo daria certo e que tudo andaria nos conformes. Assim sai da Prograd mais determinado a continua no processo de estágio.


4ª sessão:
 Visita a Prograd e a continuidade do projeto de intervenção.
Dia: Quinta-feira 06/09/2018
Horário: 08h00min às 11h00min.

            As 08h30min. sobre a supervisão da monitora Sirlani Lopes que foi com a gente no Centro de Educação – (CEDU) para corrigir e aperfeiçoar nosso projeto de intervenção desenvolvendo os seus produtos que é o questionário, a cartilha e folder.
             As 09h15min. após formalizar alguns itens do projeto de intervenção junto com a monitora nos encaminhamos até a Prograd para buscarmos mais informações para melhoria da nossa cartilha e folder junto ao Júnior, Designer Gráfico da Prograd. Para nossa infelicidade ele não estava, fomos informados que o mesmo pode vim por força maior com isso ficamos dependentes das suas informações. Duas semanas atrás já havíamos recebidos uma notícia ruim, que a Vera a pedagoga responsável pelas orientações do no trabalho entrará de licença, fazendo ficamos apreensivos quanto ao tempo restante para o término do projeto.         
            As 10h30min voltamos ao Centro de Educação assinamos a lista de presença e fomos embora aguardando respostas da professora quanto a próxima visita.

           
Comentários:
Neste dia fiquei muito apreensivo pois não tínhamos a atenção devida por parte das pessoas da Prograd que sempre tinha um motivo para não nos receber. Isso me deixou preocupado pois a minha equipe também estava com um desânimo aparente e sem saber o que fazer. É nesses momentos que aprendemos que o estágio é um processo complexo que envolve tristeza e alegrias.



5ª sessão:
 Visita a Prograd junção das duas equipes.
Dia: Quinta-feira 13/09/2018
Horário: 08h00min às 11h00min.
As 08h30min. voltamos a Prograd junto com a professora Elisângela Mercado e a monitora Sirlani Lopes para apresentar o questionário a coordenação e definimos as equipes para irmos a campo para aplicação do questionário aos supervisores e estagiários de todos os blocos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas -UFAL.
Devido a pedagoga Vera está de licença, a professora Elisângela Mercado teve que nos unir a outra equipe que tinha um projeto de intervenção distinto ao nosso, isso nos causou apreensão pois não saberíamos o que encontrar do outro lado e pensar que iriamos começar do zero. Para nós estagiários foi uma desilusão total.
As 09h00min.  Seguindo o que a professora determinou nos introduzimos a uma das equipes divididas da Prograd e fomos a campo conforme orientações do representante do grupo que entramos.
As 09h45min. nossa equipe visitou dois setores na reitoria, fomos a dois setores na biblioteca central, no bloco de Matemática, bloco de Física, no bloco da Fale e finalizando fomos ao Sinfrar. Para colhermos informações junto as suas secretarias, lá foram entregues os questionários aos supervisores e foram colhidos os e-mails e contatos dos supervisores e estagiários para futura pesquisa que será realizado por e-mail.
As 12h00min. terminamos as visitas, ficando responsáveis de votar para buscamos os resultados dos dados pesquisados nos blocos da Universidade Federal de Alagoas.

Comentários:
          Neste dia eu vi que não houve uma aceitação completa de nossa equipe em incorporar na outra equipe. Isso se deu por falta de afinidade com alguns membros do outro grupo e também por eles já está com seu trabalho praticamente finalizado deixando-nos sem saber o que fazer. Mesmo assim seguimos às orientações que nos foram passadas e fomos a campo.
6ª sessão:
 Visita a Prograd e continuidade de colhimento de dados nos blocos de graduação da UFAL.
Dia: Quinta-feira 20/09/2018
Horário: 08h00min às 11h00min.
                  
                   As 08h30min. nos reunimos mais uma vez no Prograd para damos continuidade as visitas aos blocos de graduação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL, para colhermos algumas informações que ficaram pendentes na visita anterior junto aos supervisores e estagiários dos blocos. Assim, conseguimos falar com a supervisora do bloco de Física e Matemática onde recebeu o questionário e ficou de entrar em contato conosco.
                   As 09h40min. prontamente fomos ao Sinfra-Superintendência de Infraestrutura onde lá conseguimos falar com uma estagiária uma supervisora que nos atendeu e também ficou de nos responder ao questionário que deixamos com elas. Observação: Não recolhemos o material prontamente por opção dos próprios entrevistados que alegaram falta de tempo de responder naquele momento ficando de recolher depois, ou seja durante a semana.

Comentários:
                   Neste dia, mesmo um pouco perdidos seguimos o que mandamos fazer. Nesse momento ainda estavamos asssimilando o conteudo do outro estagiártios que era totalmente diferente do nosso. A sensação era de falta de autonomia, pois faziamos que era mandado sem ter noção para que serviria aqueles dados. A única informações que tinhamos era e para formação de teias e depois tabulação dos dados recebidos.

7ª sessão:  Laboratório do CEDU – Centro de Educação para formulação das teias com os dados colhidos pelas equipes.
Dia: Quinta-feira 27/09/2018
Horário: 08h00min às 11h00min.

Ás 08h30min.  Estivermos no laboratório de informática do CEDU-Centro de Educação para preenchimento das teias de informações já adquiridas em campo junto aos supervisores e estagiários. Informações como nomes dos supervisores, nomes estagiários, e-mail e números dos estagiários e supervisores. Logo fomos a campo colher mais informações que ficaram pendentes no bloco de matemática e alguns setores da reitoria.
           Ás 10h30min. passamos pelo bloco de Matemática e recolhemos os dados com a supervisora Tatiana, dados esse que foram entregues às nossas colegas de equipes para fechamento das teias.

Comentários:
                    Neste dia ainda estamos sem saber o que fazer, pois quando nos passávamos as informações era encima da hora, ou seja, um dia anterior ao dia do estágio. Eu e minhas colegas fazíamos que podíamos. Era muito angustiante fica dependendo de outros para fazer algo, mas fomos persistentes e tentamos fazer o que podíamos para ajudar a equipe ao qual incorporamos.


8ª sessão: Orientações para relatório final no Centro de Educação com a professora Elisângela Mercado.
Dia: Quinta-feira 04/10/2018
Horário: 08h00min às 11h00min.

As 08h30min.  E ficamos aguardando um bom tempo para vermos que iriamos fazer grande parte da equipe não tinha chegado na UFAL, então ficamos aguardando no pátio do CEDU.
As 09h40min. fomos chamados para pegamos informações com a professora Elisângela Mercado na sala dos professores e lá nos orientou quanto a formulação do relatório final. Esteve presente toda equipe de estagiários da PROGRAD Almir, Silmara, Manoa e Madalena e formos orientados sobre o passo a passo de composição do relatório final a ser entregue na semana seguinte.
            As 10h55min. a professora definiu as datas de entrega de relatório final e socialização das sessões em campo que ficou para proxíma quinta-feira 11/10/2018.

Comentários:
                   Neste dia passamos a ter um norte do que faríamos, pois com as orientações e esclarecimentos da professora ficamos mais tranquilos, ou seja, sai um peso de nossas costas.


9ª sessão: Apresentação na sala do Centro de Educação com a professora Elisângela Mercado.Dia: Quinta-feira 11/10/2018

Horário: 08h00min às 11h00min.


                   As 08h30min. Vimos para CEDU como tinha combinado a professora Elisângela Mercado para socialização das sessões de campo e mais orientações relação ao relatório final. Nos explicou como iriamos apresentar o trabalho na Prograd, como os produtos desenvolvido e uma parte mais sucinta do relatório final.
                   As 09h50min. nos orientou em relação as notas que serão distribuídas para a matéria estágio e a matéria projeto integradores 5.
                   As 10h55min. terminou com algumas observações de estagiários quanto ao trabalho no processo do estágio e finalizando a marcação apresentação na semana seguinte no Prograd.


Comentário:
            Neste dia pude perceber que o processo de estágio não depende somente dos estagiários, mas de vários fatores ao redor, como disponibilidades dos profissionais da escola e setores escolhidos e etc. E posso afirmar que é com essas dificuldades que aprendemos a compreender as dificuldades e as estratégias para vencer tudo isso.



10ª sessão: Apresentação dos produtos na Prograd-UFAL
Dia: Quinta-feira 18/10/2018
Horário: 08h00min às 11h00min.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Último dia na Prograd - Apresentação do produtos

Finalização do estágio na PROGRAD. Nos reunimos na última quinta-feira dia 18 para apresentação dos produtos obtidos no processo de est...